Tuesday, June 6, 2017

Cicloturismo na Irlanda do Norte

O cicloturismo cada vez está mais na moda em toda a Europa, sendo uma forma saudável de explorar lugares de grande beleza natural e seu ritmo.

A Natureza não entende de política e quando começou a decorar a ilha da Irlanda não reparou no uso de seus toques mágicos, sem ter em conta se eram terras unionistas ou republicanas. A paisagem dos seis condados da Irlanda do Norte mostra uma paisagem cercada por montanhas, rios, lagos, florestas e falésias selvagens, tornando-o o local perfeito para explorar de bicicleta.

Castlewellan e arredores, condado de Down

A menos de uma hora de Belfast está localizado Castlewellan, uma pequena cidade famosa por possuir um dos melhores caminhos da Europa para os amantes do ciclismo de montanha.

Deve visitar o Forest Park, localizado no centro da cidade, para apreciar suas veredas técnicas, que se misturam em uma densa floresta. Trata-Se de um parque com atrações para toda a família. Grandes extensões de gramados, um lago, uma floresta, um castelo e uma pista de mountain bike para os mais pequenos complementam o circuito para adultos.

No entanto, se preferir pedalar tranquilamente enquanto admira a paisagem, é melhor que você saia de Castlewellan rumo dos limites das montanhas Mourne, coluna vertebral do condado de Down. Seus montes arredondados aparecem cobertos de ervas e arbustos, criando uma tapeçaria de diferentes tons de verde e marrom.

Assim que você deixar a aldeia, as casas desaparecem e apenas vê fazendas ao redor, aqui e ali. Procura o curso do rio Shimna e segue a senda que corre quase paralelamente a ele. O trajeto é muito simples e se passa em florestas de filme. Bom, mais precisamente, de série. Aqui você rolou muitas cenas do famoso Game of Thrones.

O percurso é praticamente plano, e acaba em uma descida algo pronunciado até a costeira de Newcastle, resort de férias para irlandeses e ingleses. Toma alguma coisa em um dos terraços com vista para o mar da Irlanda e pegue forças para o seu próximo percurso.

Rota circular de Rostrevor e arredores, condado de Down

Próxima a Newcastle encontra-se a vila de pescadores de Rostrevor, que parece estar dormindo às margens do lago Carlingford, fronteira natural de água doce entre as irlandas unionista e republicana. É o lugar ideal para desfrutar de um bom prato de peixe ou marisco enquanto você deixar o tempo passar. O século passado, chegou a se constituírem em um resort de férias de popularidade entre os britânicos, mas, pouco a pouco, foi perdendo força e hoje em dia é um lugar tranquilo, ideal para praticar a pesca no lago ou usá-lo como base para vários passeios de bicicleta.

Deixando Rostrevor e subindo montanhas

Rostrevor parte de um percurso circular de cerca de 27 km de distância, ideal para uma excursão de um dia.

Deixa o povo atrás pedalando sobre o asfalto de Kilbroney Road. As águas acinzentadas do lago Carlingford te acompanharão à sua direita, até chegar às primeiras rampas que sobem as saias de Sleeve (“montanha” em gaélico) Martin. Quando estiveres a ponto de minuciosamente, abandona por um momento a estrada e leva um largo caminho de monte que se eleva até a Cloughmore Stone.

Esta pedra gigante de 30 toneladas, tem mais de 20 000 anos de idade. Viajou para a Escócia com o degelo, mas a lenda sempre gosta mais e esta conta que esta pedra foi um dos projéteis que foram lançados em um par de gigantes desacordo, estando um na Irlanda e o outro na Escócia. E todo mundo sabe que a melhor maneira de resolver disputas entre gigantes é daqui.

Mercado de gado em Hilltown

Descem Sleeve Martin e passas entre a floresta de Rostrevor e o rio Kilbroney. Após ultrapassar o merendas de Yellow Water, tomadas Sandbank Road até chegar ao cruzamento sobre o rio Rocky. Uma vez aqui, vire à esquerda pela New Line e se dirige ao povo de Hilltown.

Neste lugar se encontra o mercado tradicional de gado em sábados alternados. Tente combinar e você pode se aproximar de uma forma mais pessoal das tradições da Irlanda antiga, aquela que vivia da criação de gado e a agricultura.

Mirantes e regresso a Rostrevor

Você deixa para trás Hilltown tomando a estrada que leva a Newry e, virando à esquerda pela Yellow Road, você começa o último trecho desta rota circular.

Terá então que fazer um último esforço para subir a ladeira que leva ao mirante Glenmore, antes de descer por Lower Knockbarragh Road, em paralelo às tranquilas águas do rio Ghann.

Quando vislumbras de novo a calma superfície do Carlingford, sabe que já está chegando ao fim.

Deixa a bicicleta para um lado, sente-se sobre uma rocha e contempla o pôr-do-sol sobre o lago milenar que tanto tem visto e tanto encanta os turistas.

Por último, lembre-se que a moeda em curso na Irlanda é o euro, já que o país faz parte da chamada zona do euro.

irlanda do norte



from Câmbio, Viagens e Economia https://www.cambiostore.com/blog/cicloturismo-na-irlanda-do-norte
via https://www.cambiostore.com/blog

from Sophia Krischock https://sophiakrischock.tumblr.com/post/161502759607
via https://sophiakrischock.tumblr.com/
from Tumblr https://elizabethkeast.tumblr.com/post/161502772201

No comments:

Post a Comment